7 de agosto de 2009

CONEXÃO DO PASSADO EM DIREÇÃO AO FUTURO

Ligação de uma coisa com outra.

Para que eu inicie as mudanças que pretendo sinto a necessidade de resgatar o que já fiz até os dias de hoje numa forma de (re)estabelecer as conexões tanto pessoais quanto profissionais.

O meu envolvimento com a atividade docente teve início quando tinha quinze anos por necessidade pessoal e financeira. Trabalhei com auxiliar de classe em uma escola de educação infantil em São Paulo não dei prosseguimento por dois motivos, primeiro por que meu pai achou conveniente que me dedicasse mais aos estudos e em segundo por sentir que precisada me capacitar adequadamente. Foi o primeiro momento em que tive a sensação de que continuaria na carreira docente.

Fiz o curso de magistério e com isso me qualifiquei em ministrar aulas para a faixa etária de pré-escola até a 4ª série do ensino fundamental. Durante esse curso retomei a atividade profissional como auxiliar de classe e ao concluí-lo assumi o cargo de professora em escolas de São Paulo por 12 anos.

Durante esses anos havia uma inquietação muito grande, uma por não ter entrado em algum curso de nível superior e outra por estar cansada em ministrar aulas para essa faixa etária. Gostava da docência, mas não queria ficar onde estava. Existia uma competência que estava latente, em razão da necessidade de trabalhar, não houve espaço para a essa manifestação.
O destino me levou a tomar uma decisão, ao me defrontar com uma nova situação – trabalhar no Curso Objetivo, na parte administrativa, como promotora dos cursos pré-vestibulares.

Vislumbrei um novo horizonte. E mais uma vez tomei contato com uma situação, e mais uma vez percebendo a necessidade de aprimoramento das competências exigidas pela nova atividade. Estive por 3 anos e foi quando iniciei o meu contato com as atividades das Relações Públicas. Mantinha as duas atuações como professora e como promotora.

Aos poucos fui me desligando da atividade docente e me embrenhando nessa nova atividade que acabou se solidificando ao trabalhar em uma empresa de consultoria em recursos humanos, Marcondes Consultores Associados, em São Paulo dessa forma pude ter mais noção de como um profissional de RP poderia atuar.

A partir desse momento houve “a virada de mesa” em minha vida. Saí de São Paulo indo morar em Vinhedo, nasceu minha filha e a decisão em mudar de carreira.
Entrei para a Faculdade de Relações Públicas na PUC Campinas e desse momento em diante me dediquei unicamente aos estudos até a conclusão do mesmo, mas com o foco direcionado para as minhas perspectivas profissionais.

No final do curso como trabalho de conclusão da Faculdade de Relações Públicas desenvolvi em parceria com outras colegas um projeto experimental para a empresa Produtos Bambini.
A escolha foi para essa empresa de panificação que sustenta a entidade assistencial para crianças e adolescentes carentes do seu entorno –Educandário Eurípedes em Campinas. Esse projeto veio ao encontro de anseios meu, sempre tive a necessidade de contribuir de alguma forma para a sociedade e principalmente para aqueles com maiores dificuldades.

Esse é um aspecto que sempre este presente em minha vida, pela minha formação pessoal. São valores que me foram passados no seio da minha família. Sempre convivi com as diferenças, por parte de um primo com síndrome de Down (minha mãe foi voluntária da APAE – SP por muitos anos) ou por ter um irmão com deficiência visual. Outras entidades fizeram parte do nosso cotidiano como Fundação Dorina Nowill.

Nossa família procurou contribuir para aqueles que sofreram as agruras do poder excessivo na ocasião da ditadura militar. A sensibilidade pelas questões político-sociais sempre foram aspectos de suma importância em minha vida.

Com o término do trabalho de conclusão da graduação constatei quão deficientes e frágeis são as relações das Organizações da Sociedade Civil (OSC) com as Organizações do Setor Privado. Este trabalho recebeu o primeiro lugar na categoria organizacional em 1995, no XII Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais, Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP.

E a partir desse momento iniciei outra conexão muito forte entre a comunicação e o terceiro setor. Percebi o caminho que poderia percorrer, mas também, precisava ter mais contato com as organizações do setor privado.

Nessa direção trabalhei em uma média empresa prestadora de serviços na área de automação industrial, posteriormente eu e meu sócio abrimos uma assessoria e consultoria nas áreas de marketing e comunicação e prestamos serviços para várias empresas e entidades assistenciais.
O desejo de retornar a docência manifestou-se e mais uma vez me vi buscando mais capacitação e com isso iniciei a busca por cursos de pós-graduação. Cursei a disciplina Comunicação em Marketing como aluna especial no curso de pós-graduação na ECA USP.

As idéias fervilhavam sobre o tema a ser estudado. Primeiramente, surgiu de fazer um estudo sobre a comunicação e marketing nas organizações do terceiro setor, e para coletar e complementar os dados que necessitava iniciei como voluntária em uma entidade assistencial.
Nessa mesma época fazia parte de um grupo de profissionais de RP em Campinas GRP, e uma das integrantes estava participando de um projeto na Fundação FEAC – Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas – denominado de Projeto Voluntários Gestores em que profissionais de várias áreas se predispunham em aplicar seus conhecimentos para suprir as necessidades das entidades filiadas a essa fundação.

Por ter achado essa iniciativa muito interessante e vislumbrando a possibilidade de por em prática a minha idéia iniciei outro trabalho voluntário em uma entidade assistencial em Campinas ABAMAC, este trabalho teve a duração de três anos em que pude constatar a grande dificuldade que possuem de interação com a sociedade e com as organizações do setor privado. Este trabalho voluntário resultou em um artigo que foi apresentado no XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DA COMUNICAÇÃO: Comunicação, Acontecimento e Memória com o titulo: Planejamento de Comunicação e Marketing no Terceiro Setor: Estudo de caso na entidade assistencial ABAMAC – Associação Beneficente e Assistencial Madre Cândida – Campinas.

Nessa etapa a minha idéia ampliou-se e a minha indagação caminhou em tentar buscar como estes dois segmentos poderiam estar interagindo e de que forma, e como poderiam estar beneficiando a sociedade como um todo. Comecei a buscar literatura sobre esse assunto e cada vez mais envolvida e apaixonada.

Fui convidada a ministrar aulas na PUC Campinas na Faculdade de Relações Públicas.
Paralelamente continuei investir no meu ingresso na pós-graduação e veio a se concretizar no Curso de Mestrado Profissional da UNIMEP. O meu pré-projeto de pesquisa recebeu o titulo de "Estratégias de construção de marca em empresas por meio de ações em parceria com instituições do terceiro setor". Com o desenrolar do curso, disciplinas feitas e estudadas, seminários e discussão com professores, colegas e orientadora que consistiu em um processo de elaboração, digestão e amadurecimento até que cheguei ao título: Marketing Social: Estudo de caso na indústria de cosméticos.

Obtive o título de mestre e outra conexão se iniciava com o universo docente pesquisador, apresentei trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Capítulos em livros, orientação de trabalhos de iniciação cientifica, projetos de extensão e orientação a grupos de alunos, em fim muito trabalho, suor e satisfação.

A minha perspectiva é de continuar na docência não encerrar o meu estudo nesta etapa, pretendo continuar e me aprofundar para seguir e estabelecer outras conexão.......

Um comentário:

  1. Nossa, que história linda, deve dar orgulho relembrar tudo

    parabéns,

    mateus d'ocappuccino

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