3 de junho de 2011

Conexão com a educação: Uma nova experiência e um grande resultado

Nestes dois meses que se passaram lancei uma proposta aos meus alunos da disciplina Gestão em Relações Públicas da FAAT – Faculdades Atibaia, leriam livros relacionados à área de R P. Estes livros foram escolhidos por mim, pela linguagem e pelo conteúdo. Os livros “Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial” de Roger Cahen; “Imagem Empresarial” de Roberto de Castro Neves e “A queda da propaganda” de Al e Laura Ries.

Não queria que somente lesses e entregassem resumos, resenhas e apresentassem um seminário, queria que despertassem para a leitura e para a área.

Tive um insight dois grupos leriam o mesmo livro, mas com posicionamentos diferentes, um defenderia a ideia do autor e o outro teria que encontrar algo em que não concordassem e cada um dos grupos teriam que estruturar argumentos.

Ficaram muito inseguros durante o processo, reclamaram do tamanho do livro, da falta de tempo, reclamaram até não poder mais.

As apresentações iniciaram e os dois grupos ficaram um defronte ao outro e um terceiro avaliando o que foi apresentado e a classe assistindo.




 Tudo que seus Gurus.


 Imagem Empresarial


 Queda da Propaganda

Fiquei surpresa pelo envolvimento de todos, grupos e classe.

O resultado, surpreendente por que ao final  de cada apresentação discutíamos sobre o assunto apresentado e os que estivessem relação com o tema.

Atingi o que pretendia, não, foi além e o mais importante que os alunos também tiveram essa percepção. E outros ganhos surgiram com essa experiência por parte dos alunos que foi segurança, confiança e respeito.

Por isso considero um grande resultado para mim e para eles.






E até a próxima ideia.

2 comentários:

  1. Pitombo e alunos experimentadores, PARABÉNS! Identifico-me muuuuiiiito com estas experências, pois já há alguns anos venho instigando alunos de JOR, e agora de MKT, PP e RP, desta vez no FACEBOOK.
    Temos de usar ferramentas que insiram, ampliem e dimensionem cognitivamente as novas gerações. De nada vale usar ferramentas que mudam diariamente para coisas pífias do dia-a-dia.

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  2. Professora, para mim foi interessante participar de todo este processo. Na minha opinião este tipo de trabalho, mais intenso eu diria, é muito mais marcante do que provas dissertativas. O aproveitamento mental é muito maior, como já descrevemos em aula, ao final do processo. Gostei muito.

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